Objetivo geral
Desenvolver a transformação do conhecimento como metodologia de implementação da inteligência competitiva na empresa.
Objetivos específicos
- Promover o fomento da capacidade competitiva das organizações pela aplicação de conhecimentos, ferramentas e práticas de inteligência competitiva.
- Aprimorar competências essenciais ao profissional de Inteligência de Mercado.
Público-alvo
Profissionais graduados nas diversas áreas de atuação, como Administração, Marketing, Processos Gerenciais, Publicidade, Logística, Recursos Humanos e áreas afins, que estejam se preparando para os desafios do mercado global e necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos das técnicas de Inteligência de Mercado.
Coordenação Geral: Nayane Monteiro de Almeida
- sejaposunifor@unifor.br
- (85) 3477.3174 / 3178 | (85) 99246.6625 (WhatsApp)
- nayanemonteiro@unifor.br
- Bloco B, Sala B08
Nayane Monteiro
Possui mestrado em Administração com linha de pesquisa em Tecnologia, Inovação e Competitividade na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é certificada Google Adwords (Search Advertising Advanced) e graduada em Comunicação Social - Habilitação em Publidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência no setor de mídia em agências de publicidade e também já atuou como responsável pelo marketing em empresas com atuação no Ceará e no Nordeste. É professora de marketing e mídias digitais da graduação e da pós-graduação e atua desde 2013 como coordenadora de pós-graduação da Pós-Unifor.
Diferenciais
Núcleos
Módulo 1 - Competências Humanas Transversais
Exercitar o autoconhecimento, pensar criticamente sobre sua carreira e assumir uma postura mais protagonista; Liderar e gerenciar equipes adotando um comportamento flexível e situacional; Entender a importância de se manter atualizado e ser flexível para aprender informações novas e de diferentes áreas.
Módulo 2 - Integradoras
Entender o processo criativo e pesquisa para elaboração de projetos e desenvolvimento de novos produtos e/ou modelos de negócios; gerir as etapas de um projeto e entender a interdependência das partes; e, conhecer os métodos de gestão ágeis de projetos praticados no mercado; entender o processo de negociação e tomada de decisão.
Módulo III - Específicas
Ao final do curso o aluno será capaz de:
Ter uma visão abrangente e integrada da gestão de inteligência de mercado por meio da discussão sobre os mais relevantes conceitos, princípios e técnicas de distribuição, aplicados em situações reais do ambiente organizacional. Aprimorar competências essenciais à liderança de equipes de inteligência de mercado; Desenvolver a capacidade de visão estratégica com a finalidade de adotar novas abordagens em relação ao mercado; Elaborar planos de vendas e trade marketing com foco no resultado; Transformar a realidade organizacional e social, no que tange à gestão de inteligência de mercado. Realizar leitura de dashboards com dados e transformá-los em informações úteis para o negócio.
Professores
Delânia Santos
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Glaura Kury Brilhante
- Titulação: Especialista
Alexander Ponce
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Gabriela Lima
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Denise Almeida
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Fernandes Schiarantolla
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Danielli Leite Campos Monteiro
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Thomaz Novais Rocha
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Adriana Bezerra do Carmo
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Camila Coutinho
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Ricardo Aquino Coimbra
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Gustavo Peixoto
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Guilherme Muchale de Araújo
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Alessandra Magna Fernandes Schiarantolla
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
José Carneiro de Andrade Filho
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.
Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.