Objetivo geral
Desenvolver a transformação do conhecimento por meio de metodologias voltadas à implementação da inteligência competitiva nas empresas.
Objetivos específicos
- Fomentar a capacidade competitiva das organizações por meio da aplicação de conhecimentos, ferramentas e práticas de inteligência competitiva;
- Capacitar alunos para planejar e implementar soluções estratégicas com foco em resultados, incluindo pesquisa de mercado, análise de dados e trade marketing.
Público-alvo
Profissionais graduados em áreas como Administração, Marketing, Publicidade, Logística, Recursos Humanos e afins, que desejam aprofundar conhecimentos em Inteligência de Mercado e se preparar para os desafios do mercado global.
Detalhes do curso
- Período: abril/2025 a janeiro/2027
- Periodicidade: semanal
- Carga horária obrigatória: 406 horas
- Carga horária optativa: 24 horas
- Duração: 21 meses
Núcleos
- Modalidade: presencial
- Segundas e quartas-feiras: das 19h às 22h20
Matrículas
- Vagas: 20
-
Documentação necessária: cópia do diploma de Ensino Superior, histórico e documento de identificação
Coordenação: Nayane Monteiro de Almeida
- sejaposunifor@unifor.br
- (85) 3477.3174 / 3178 | (85) 99246.6625 (WhatsApp)
- nayanemonteiro@unifor.br
- Bloco B, Sala B08
Nayane Monteiro de Almeida
Mestrado em Administração com linha de pesquisa em Tecnologia, Inovação e Competitividade na Universidade Federal da Bahia (UFBA). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Certificada Google Adwords (Search Advertising Advanced).
Metodologia do curso
- Ênfase na troca de experiências sobre situações reais;
- Casos orientados para superação de desafios estratégicos e contemporâneos;
- Discussões de problemas complexos;
- Estimulada à diversidade de opiniões, pensamentos, ideias, propostas e modelos.
Diferenciais
MATRIZ CURRICULAR
Módulo 1 — Contextualização de Inteligência de Mercado
- Marketing Estratégico e Ferramentas de Inteligência de Mercado
- Gestão Aplicada à Inteligência de Mercado
- Ambiente Econômico e Tendências de Mercado
- Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercado
- Inovação e Modelagem de Negócios
- OKR, Indicadores e Métricas
Módulo 2 — Coleta, Gestão e Análise de Dados
- Marketing Digital e Mídias Sociais
- Métodos Quantitativos
- Pesquisa de Mercado
- Análise de Dados de Mercado
- Inteligência Artificial Aplicada ao Mercado
Módulo 3 — Ferramentas de Inteligência de Mercado
- Business Intelligence I
- Business Intelligence II
- Distribuição e Logística
- Trade Marketing e Gestão do Ponto de Vendas
- CRM e Automação de Marketing
Módulo 4 — Projeto Final
- Elaboração e Gerenciamento de Projetos Científicos e Multidisciplinares
- Produtos, Projetos e Ações de Impacto
MÓDULO OPTATIVO
- Excel Aplicado à Inteligência de Mercado
Professores
Adamir Macedo Bezerra
- Titulação: Mestra
Alessandra Magna Fernandes Schiarantolla
- Titulação: Mestra
- Currículo Lattes
Alexander Ponce
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Antonio Rodrigues Neto
- Titulação: Especialista
Daniel Cordeiro
- Titulação: Especialista
Danielli Leite Campos Monteiro
- Titulação: Mestra
- Currículo Lattes
Ernesto Emanuel Nogueira de Alencar
- Titulação: Especialista
Gal Brilhante Kury
- Titulação: Mestra
- Currículo Lattes
Guilherme Muchale de Araújo
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Hugo Lopes
- Titulação: Especialista
Juliana Batista dos Santos Vasconcelos
- Titulação: Especialista
Leonardo Mendes Lacerda de Menezes
- Titulação: Mestre
Nayane Monteiro de Almeida
- Titulação: Mestra
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Tayro Mendonça Lima Bezerra
- Titulação: Mestre
Thiago Damasceno Bluhm
- Titulação: Especialista
Veja alguns destaques
FORMA DE PAGAMENTO
- Faça sua matrícula de 20 de dezembro 2024 até 05 de fevereiro 2025: matrícula ZERO + 21 parcelas de R$ 639,00;
- A partir de 06 de fevereiro 2025: matrícula de R$ 199,00 + 21 parcelas de R$ 639,00;
- A partir do início do curso: matrícula de R$ 639,00 + 21 parcelas de R$ 639,00.
DESCONTOS
- Ex-aluno que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
- Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
- Pagamento à vista: 10% no valor total do curso;
- Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa.
OBSERVAÇÕES
- Descontos não cumulativos;
- Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.
Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.
Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.