Objetivo geral
Formar especialistas em Arteterapia e arte-educação.
Objetivos específicos
- Desenvolver competências teóricos-práticas para a aplicação da Arterapia no contexto clínico e de saúde mental, atuando na avaliação, prevenção, tratamento e reabilitação psicoterapêutica;
- Desenvolver competências teórico-práticas para a aplicação da Arte-educação como recurso nos contextos educacionais, culturais e organizacionais, a partir de uma perspectiva pedagógica sociocultural.
Público-alvo
Profissionais graduados nas áreas de saúde, educação, cultura e afins.
Coordenação: Michelle Sales Belchior
- latosensu@unifor.br
- michellebelchior@unifor.br
- (85) 3477.3174
- (85) 99246.6625 (WhatsApp)
- Bloco B, Sala B08
Michelle Belchior
Doutoranda em Ciências da Cultura, Mestre em Psicologia, Psicomotricista, Psicóloga e Fonoaudióloga. Atua na abordagem psicanalítica. Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento da Pós-Unifor. Professora universitária e pesquisadora, atua principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, psicologia, fonoaudiologia, desenvolvimento humano, linguagem, inclusão e infância. Exerce cargos administrativos na Universidade de Fortaleza.
Ana Maria de Melo Pinho
Doutoranda em educação pelo PPGEdu/UNISC- Universidade de Santa Cruz do Sul; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2010), especialização em Arte- terapia pelo UNA- Universidade Nacional de Artes de Buenos Aires (2003), Facilitadora de Biodança (2002), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1993). Mais de 13 anos de experiência em docência no ensino superior (em cursos de graduação e pós- graduação) e mais 16 de atuação em politicas públicas. Foi professora adjunta do Curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará, ministrando disciplinas na graduação e pós- graduação. Foi coordenadora do Núcleo de Integração, Articulação e Monitoramento da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas em Fortaleza; foi coordenadora do Trabalho Social do Projeto Vila do Mar do Município de Fortaleza; coordenadora Regional de Saúde Mental - SER V da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Autora dos Livros El valor ético del arte" (2003) e "A arte e a vivência na Psicologia Comunitária e na Educação Popular" (2014). Tem experiência na área de Psicologia Comunitária, Políticas Públicas e Psicologia Clínica, com ênfase no referencial Fenomenológico-existencial, Arteterapia e Biodança.
Diferenciais
Núcleos
Módulo 1: Fundamentos da Arteterapia e da Arte-educação
- Introdução à Arteterapia e à Arte-educação
- Filosofia e História da Arte
- Arte, subjetividade e cultura
Módulo 2: Perspectivas interdisciplinares das abordagens em arteterapia
- Perspectiva interdisciplinar das Abordagens em Arteterapia: psicanálise
- Perspectiva interdisciplinar das Abordagens em Arteterapia: Psicologia Junguiana
Módulo 3: Ateliês em Arteterapia e Arte-educação
- PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DAS ABORDAGENS EM ARTETERAPIA: Psicologia Existencial – Fenomenológica
- ARTETERAPIA E ARTE-EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Módulo 4: Visitas Técnicas
- ARTETERAPIA E ARTE-EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES EM ADULTO E IDOSO
- Ateliê em Arteterapia e as diversas linguagens expressivas: Musicoterapia e dança
- ATELIÊ EM ARTETERAPIA E AS DIVERSAS LINGUAGENS EXPRESSIVAS: DESENHO E PINTURA
Módulo 5: Exposições
- ATELIÊ EM ARTETERAPIA E AS DIVERSAS LINGUAGENS EXPRESSIVAS: COLAGENS, DECOPAGENS E ESCULTURA
- Ateliê em Arteterapia e as diversas linguagens expressivas: Teatro, psicodrama e máscaras
- Visita tecnica : Museu e espaço cultural
- Exposições em linguagens expressivas
- Estágio supervisionado: Arteterapia e Arte-educação
Professores
Ana Maria Melo de Pinho
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Filipe de Menezes Jesuino
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Iane Pinto Castro
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Marco Antonio Pulice Amato
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Jared Domíncio
- Titulação: Doutora
Leonardo Araujo
- Titulação: Doutor
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
Mais informações em breve.
Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.
Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.